O salário mínimo é o valor base estabelecido por mês que um colaborador deve receber por seu trabalho no regime CLT (Consolidação Das Leis Do Trabalho), Além disso também serve como medida de precificação de diversas operações como honorários e serviços, por exemplo.
Algo que pegou muitos de surpresa e gerou muitas dúvidas foram os reajustes no salário no começo de 2020, foram dois reajustes em dois meses. O que mais gerou dúvidas foi o fato de que em janeiro o valor dessa base foi reajustado em 4,1%, de acordo com a previsão da inflação do INPC (Indice Nacional de preços do consumidor), passando a valer R$1.039,00 (conforme MP nº 916/ 2019), e ainda em janeiro, foi anunciado um novo reajuste com vigência para fevereiro sendo que o salário mínimo passaria a valer R$1.045,00 (conforme MP n°919/2020).
O acontecimento deixou muitas pessoas perdidas e confusas por ser algo que não costuma ocorrer, mas é algo simples de se entender. O que aconteceu foi que o resultado da inflação de Dezembro/19 foi maior do que o previsto, logo, o valor precisou ser reajustado pelo total correto da inflação acumulada, e a taxa passou de 4,1% para 4,7%.
Se você ainda se preocupa com um reajuste em um futuro muito próximo, fique tranquilo pois o salário mínimo é reajustado apenas no primeiro mês de cada ano, e o que houve esse ano foi apenas uma correção, ou seja, não é algo comum de acontecer.
Se você paga guia de INSS contribuinte individual ou facultativo, ou ainda utiliza o salário mínimo nacional como métrica em alguma operação financeira, a Exzellenz pode te ajudar, não apenas nisso, mas em qualquer outra dúvida contábil. Não fique mais sem orientação ou acompanhamento em suas questões financeiras e contábeis, aqui você encontra profissionais perto de você que são verdadeiros parceiros do seu negócio.
Leave A Comment